domingo, 14 de abril de 2013

OS 8 VERSOS DE SRI KRSNA CAITANYA MAHAPRABHU



SRI KRSNA CHAITANYA MAHAPRABHU




Sri CHaitanya Mahaprabhu apareceu no ano de 1486 em Navadvipa, Bengala, como filho de Jagannatha Misra e Srimati Sacidevi. Dos astrólogos, recebeu o nome de Visvambhara, o mantenedor do universo, e foi apelidado de Nimai em razão de ter nascido sob uma árvore de nim. Foi predito que Ele possuiria qualidades extraordinárias e que liberaria as pessoas do mundo material.

Quando criança, o único modo encontrado por Seus pais para que parasse de chorar era cantando os santos nomes. Assim, desde o começo, Ele induziu as pessoas a cantarem os santos nomes de Deus.

Sri Caitanya estudou as escrituras sob a orientação de um guru e logo Se tornou perito em sânscrito e lógica. Quando ainda um garotinho, adquiriu formidável reputação como vedantista e especialista em lógica, chegando a derrotar Kesava Kasmir, um brahmana temido por todos como digvijayi, o inconquistável.

Após a morte de Seu pai, Sri Caitanya foi para Gaya, onde recebeu iniciação espiritual de Isvara Puri. A partir de então, absorveu‐Se completamente no serviço devocional; dançando e cantando constantemente os nomes do Senhor Krsna em intenso êxtase amoroso. Uma vez de volta a Navadvipa, passou a cantar os nomes do Senhor com Seus seguidores, estabelecendo dessa forma o movimento de sankirtana.

O movimento de sankirtana então começou a crescer pela região. Não fazendo distinção entre casta ou credo, ricos ou pobres; Caitanya Mahaprabhu distribuiu o cantar dos santos nomes do Senhor, o processo através do qual todos podem obter amor puro por Deus.

Aos 24 anos de idade, recebeu sannyasa de Kesava Bharati e o nome Krsna Caitanya. Passou quatro anos viajando pelo sul da Índia, Vrndavana e Varanasi, estabelecendo‐Se, por fim, em Jagannatha Puri, onde Se absorveu na devoção extática a Krsna no humor devocional de Srimati Radharani.
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Caitanya Mahaprabhu muito enfatizou que todos podem se tornar devotos. Ele costumava glorificar Haridasa Thakura, nascido em família de muçulmanos, que cantava diariamente 300.000 vezes o nome do Senhor. Ele provou que qualquer entidade vida, seja ela um brahmana erudito, um sudra caído, um criminoso ou mesmo um animal, pode se elevar espiritualmente por meio do cantar ou do ouvir dos nomes do Senhor. Desta forma, Ele expôs que o amor a Deus é uma qualidade intrínseca à alma espiritual e que pode ser facilmente desperto de seu estado dormente por meio do processo do cantar.

Os seguidores imediatos de Caitanya Mahaprabhu, principalmente os seis Gosvamis, escreveram muitos livros com base nas instruções pessoalmente dadas por Caitanya Mahaprabhu; tais livros demonstram objetivamente que prema‐bhakti, o serviço devocional puro a Krsna, é a meta última dos Vedas. Krsnadasa Kaviraja Gosvami e Vrndavana Dasa Thakura escreveram as biografias autorizadas de Sri Krsna Caitanya de nome Sri Caitanya‐caritamrta e Sri Caitanya Bhagavata.

Conquanto tenha inspirado Seus seguidores a escreverem prolificamente, Caitanya Mahaprabhu deixou a essência de Seus ensinamentos em apenas oito versos chamados Siksastaka. Cada um destes versos é uma pérola de sabedoria espiritual, os quais, se compreendidos apropriadamente sob a orientação de um instrutor qualificado, podem rapidamente elevar o estudante do plano mundano do materialismo para a plataforma mais elevada de devoção. 

Além destes oito versos, Caitanya Mahaprabhu viveu uma vida exemplar para ser a vida modelo de todas as pessoas de Kali‐yuga que desejam sinceramente voltar ao lar, voltar ao Supremo.

Caitanya Mahaprabhu é reconhecido como o próprio Senhor Krsna, a Suprema Personalidade de Deus. Ele apareceu no humor de Sua maior devota, Srimati Radharani, tanto para nos ensinar o amor a Deus quanto para pessoalmente provar o que sentem os Seus devotos quando eles O servem e adoram.
Caitanya Mahaprabhu desapareceu deste mundo no ano de 1534, tendo nele permanecido por 48 anos.

O Senhor Caitanya Mahaprabhu instruiu Seus discípulos a escrevem livros sobre a ciência de Krsna, uma tarefa que Seus seguidores continuam a realizar até os dias atuais. As elaborações e exposições sobre a filosofia ensinada pelo Senhor Caitanya são, de fato, as mais volumosas, exatas e consistentes – isto devido ao sistema de sucessão discipular. 

Embora fosse amplamente conhecido como um erudito em Sua juventude, o Senhor Caitanya nos deixou apenas oito versos, chamados Siksastaka. Estes oitos versos revelam de forma concisa e clara os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, cuja essência é o cantar do santo nome.


O primeiro verso estabelece sraddha, fé no santo nome, enumerando suas sete qualidades transcendentais.


O segundo verso descreve o progresso de sadhu‐sanga e bhajana‐kriya a anartha‐nivrtti apresentando a grande potência espiritual do santo nome como o melhor processo de sadhana e enfatizando a importância de nos livrarmos dos anarthas por meio da evitação das dez ofensas contra o santo nome.


O terceiro verso ilustra o humor de profunda humildade de um devoto que alcançou o estágio de nistha, fé estável.


O quarto verso expressa a atitude de um devoto no estágio de ruci, o qual esquece seus desejos materiais e desenvolve devoção imaculada a Krsna.


O quinto verso retrata a oração de um devoto dotado de asakti, profunda afeição a Krsna, e que não anseia por nada senão Sua associação.


O sexto verso apresenta os sintomas extáticos de um devoto que obteve bhava, amor extático por Krsna.


O sétimo verso expressa o sentimento de separação (vipra‐lambha) de um devoto que, por fim, alcançou o estágio supremo de prema, amor puro por Deus. 

Finalmente, o oitavo verso é a oração do devoto em prema‐bhakti, o qual possui plena realização de sua relação individual eterna com Krsna e experimenta sambhoga, associação direta com o Senhor.


Srila Bhaktivinoda Thakura conclui esta descrição em seu Bhajana‐rahasya com o seguinte pedido: 

Ó irmãos, o santo nome jamais perde qualquer potência quer no estágio de prática quer no estágio de perfeição; cantem o santo nome, portanto, e considerem tal cantar o seu único objetivo, sem levar em consideração nenhuma outra forma de sadhana.



A.C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada





SUMÁRIO

Em todos os oito slokas do Siksastaka, os três princípios de sambhandha, abhidheya e prayojana foram explicados por intermédio de abhidheya. No primeiro sloka, o processo (sadhana) de Sri‐krsna‐sankirtana foi descrito de maneira geral; no segundo, apresentou‐se a consciência da própria inaptidão para a execução da tão‐excelente forma de sadhana anteriormente apresentada; no terceiro sloka, ensinou‐se o método para se cantar o santo nome; no quarto, apresentou‐se a necessidade da pessoa se livrar de desejos desfavoráveis (pratikula vancha) e da frustração (kaitava) na forma da busca por moksa; no quinto, introduziu‐se a identidade espiritual original da jiva (svarupa‐jnana); no sexto, apresentou‐se como a pessoa experimenta a boa fortuna de se aproximar do Senhor; no sétimo, descreveu‐se o humor de separação (vipralambha) naqueles que obtiveram qualificação superior; e no oitavo e último, apresentou‐se como obter a perfeição mais elevada da busca pela meta absoluta pessoal (sva‐prayojana).

Nos primeiros cinco slokas, instruções referentes a sambandha‐jnana, ou o conhecimento referente à nossa eterna relação com o Senhor Supremo e a Suas potências multifárias, foram apresentadas pelo intermédio de abhidheya. Em todos os oito slokas, o princípio de abhidheya, ou prestação de serviço devocional, foi descrito. 

Nos três slokas finais, encontram‐se instruções referentes a prayojana, ou a meta última.
Os primeiros cinco slokas descrevem sadhana‐bhakti, os dois seguintes, bhava‐bhakti. Os slokas do sexto ao oitavo, e especialmente o sétimo e o oitavo, lidam com prema‐bhakti.

Com a apresentação do seguinte sloka composto por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, verso este que expressa os meus sentimentos, ofereço minhas reverências aos pés de todos os leitores e encerro minha dissertação:

aradhyo bhagavan vrajesa‐tanayas‐tad‐dhama vrndavanam
ramya kacid‐upasana vraja‐vadhu‐vargena ya kalpita
srimad bhagavatam pramanam‐amalam prema pumartho mahan
sri caitanya mahaprabhor‐matam‐idam tatradaro nah parah

“A Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, o filho de Maharaja‐nanda, e Sua morada transcendental, Sri Vrndavana‐dhama, os quais se constituem ambos da mesma substância espiritual, são o meu objeto de adoração. O mais excelente método de adoração a Krsna é o método adotado pelas jovens e belas vaqueirinhas de Vraja, e o Srimad‐Bhagavatam é completamente imaculado (nirmala) e a mais autorizada de todas as escrituras (sabda‐pramana). 

Krsna‐prema é a quinta e mais elevada aquisição da vida humana (pancama‐purusartha ou parama‐purusartha), superior às quatro metas védicas de dharma, artha, kama e moksa. Tal é a opinião conclusiva do Senhor Caitanya, conclusão esta que é absolutamente estimada e favorecida por nós. Pelas demais opiniões, não temos nem interesse nem respeito”.




Extraído do Livro 
Sri  Sri Siksastaka
‐ Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna ‐
Composição
Sua Onipotência Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu
Comentários
Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura
Tradução
Bhagavan dasa (DvS)

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