BHAGAVAD GITA
Pérola 92. AS
PALAVRAS SAGRADAS “OM TAT SAT” (versos 23 a 28)
23. Desde o começo da criação, as três
palavras “om tat sat” foram usadas para indicar a Suprema Verdade Absoluta.
Estas três representações simbólicas eram usadas pelos brahmanas enquanto
cantavam os hinos dos Vedas e durante os sacrifícios que eles executavam para a
satisfação do Supremo.
24. Portanto, para alcançar o Supremo, os
transcendentalistas, empreendendo a execução de sacrifícios, caridade e
penitências conforme as regulações das escrituras, inicialmente sempre
pronunciam o om.
25. Com a palavra tat, deve-se executar várias espécies de
sacrifício, penitência e caridade sem desejar resultados fruitivos. O propósito
dessas atividades transcendentais é livrar-se do enredamento material.
26-27. A
Verdade Absoluta é o objetivo do sacrifício devocional, e é indicada pela
palavra sat. O executor deste sacrifício também é chamado “sat”, assim como o
são todas as obras de sacrifício, penitência e caridade que, em harmonia com a
natureza absoluta, são executadas para agradar à Pessoa Suprema, ó filho de
Pritha.
28. Tudo aquilo que é feito como sacrifício, caridade ou penitência sem
fé no Supremo, ó filho de Pritha, é impermanente. Chama-se asat e é inútil
tanto nesta vida quanto na próxima.
Estas três
palavras, om tat sat, são frequentemente encontradas nos hinos védicos e se
referem especialmente a Verdade Absoluta, a Suprema Personalidade de Deus.
Desse modo, depois de explicar as diferentes divisões da fé baseadas nas
características dos três modos da natureza, aqui o Senhor conclui que as
austeridades, penitências, caridades, etc., devem ser oferecidas a OM TAT SAT,
ou seja, à Pessoa Suprema, para se estabelecerem no modo da bondade espiritual,
além de qualquer influência na energia material ilusória.
Mesmo o
senhor Brahma, o primeiro criatura do universo, ao executar sacrifícios
pronunciou estas três palavras sagradas para indicar que a meta de seus
esforços era satisfazer a Divindade Suprema. Estas três palavras são
pronunciadas para invocar o Senhor Supremo e se referem aos seus santos nomes.
Desse modo, na literatura védica acrescenta-se o primeiro objetivo om quando se
pronuncia um hino védico ou o santo nome do Senhor Supremo como, por exemplo, o
mantra, om namo bhagavate vasudevaya: “Reverências a Suprema Personalidade de
Deus Onipresente”.
A palavra TAT indica que, como segundo objetivo, devemos oferecer todos os nossos esforços ao
Senhor, caso queiramos nos livrar de todo enredamento material. Finalmente,
através da palavra sat, o terceiro objetivo fica ainda mais claro: somente o
Senhor é o objeto de nosso sacrifício.
A conclusão é que devemos executar
nossas atividades em nome da Suprema Personalidade de Deus: OM TAT SAT e
entrarmos em harmonia com a natureza absoluta garantindo, assim, a perfeição em
todas as nossas atividades.
Para aperfeiçoar completamente nossa vida, coroando
nossos esforços de verdadeiro êxito, devemos sempre vibrar om tat sat pois,
tudo que é feito sem buscar a satisfação do Senhor, quer seja caridade,
sacrifício, etc., produz um resultado sem o menor valor espiritual, tanto para
esta vida quanto para a próxima.
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